PubliPrensa

PubliPrensa

Búzios é sede da única pista dedicada ao ciclismo de estrada no país

 Pista de Ciclismo Aretê é assinada por Walter Tuche e tem traçado de 10,2 km, incluindo trecho em gravel

Pedalar em segurança, numa pista exclusiva e sinalizada, é o desejo de qualquer ciclista, amador ou profissional. A Pista de Ciclismo Aretê Búzios, que acaba de ser inaugurada, é a única dedicada ao ciclismo de estrada no país. Assinada por Walter Tuche e pelo arquiteto Alexandre Feu tem um traçado total de 10,2 km, incluindo uma volta de 2,6 km em solo para equipamento gravel, modalidade hibrida que mistura montain bike e speed. O novo equipamento fica no bairro Aretê, próximo à Praia Rasa e Baía Formosa, e tem toda a segurança e suporte ao ciclista.

Pista de Ciclismo Aretê Búzios, que acaba de ser inaugurada, é a única dedicada ao ciclismo de estrada no país

Administrada pela Ama Aretê (Associação de Moradores do Aretê), a Pista de Ciclismo Aretê Búzios tem largura e sinalização adequadas, para dia e noite, com alerta para curvas e pontos de resgate. Zonas de bike points e um entorno que permite total foco no treinamento e desempenho sem interrupções são fatores que a tornam a primeira pista dedicada  no país. O paisagismo e as cercas baixas criam barreias naturais para evitar travessias de animais e pedestres, aumentando ainda mais a segurança e estabilidade do praticante.

“O desejo de qualquer atleta, amador ou profissional, é praticar seu esporte em segurança, se possível em um equipamento dedicado, com conforto e assistência. Para o ciclista, nada melhor que pedalar sem susto, sem precisar disputar espaço com carros, ônibus e caminhões”, destaca o Comitê da Curadoria Esportiva do Clube Aretê. 

Para o Presidente da Associação Ciclística de Búzios (ACB), Antônio Gonçalo, o novo equipamento esportivo e de lazer em Búzios é um privilégio para a cidade e para toda a região.

“A nova pista de ciclismo de estrada do Aretê vem surpreendendo ciclistas amadores e profissionais com seu asfalto impecável, drenagem, limpeza, sinalização, segurança, controle de acesso, cadastro dos ciclistas e com total excelência para até serem realizadas possíveis provas. Com a pista temos mais segurança e autonomia para o treino. É maravilhoso ter em Búzios um equipamento desse nível. Uma ideia fantástica foi fazer um circuito misto, onde há um trecho de 2,5 km para MTB, ou gravel, atividade hibrida em crescimento por ser considerada mais confortável que as bikes de velocidade, ou seja, além de ser um ambiente perfeito para o treino de alta velocidade, é uma excelente oportunidade de experimentar a modalidade. Acreditamos que finalmente tenha ficado para o passado o risco de praticar o esporte na região tendo que dividir a mesma pista de rolamento com carros, ônibus e muitos buracos.” detalha Gonçalo Presidente da ACB – Associação Ciclística de Búzios

O Presidente Interino do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Armação de Búzios, Thomas Weber, acredita que o novo equipamento irá fortalecer a atividade esportiva desse segmento, que vem crescendo muito nos últimos anos.

Para utilizar o equipamento, aberto para ao público em geral e operado pela AMA Aretê, é necessário se inscrever pelo site http://ciclismoaretebuzios.com.br e efetuar uma contribuição financeira sugerida de R$ 3,00. O acesso à pista é feito apenas pela Vila de Treinamento Aretê. É obrigatório o uso de equipamento de segurança, incluindo capacete, tanto para ciclistas amadores como para os profissionais.

Características da Pista

Extensão da volta asfaltada: 7650 metros

Elevação da volta asfaltada: 28 metros

Extensão da volta gravel: 10.220 metros

Elevação da volta gravel: 117 metros

Acesso à Pista

• Entrada única pela Vila de Treinamento Aretê.

*É expressamente proibido acessar a pista por qualquer outro ponto.

• O controle de acesso à pista será permanente e gerido pelo Clube Aretê Búzios. Todos os ciclistas precisam se identificar na entrada da pista, apresentando os dados pessoais informados no formulário de acesso.

Segurança

• É obrigatório o uso de equipamentos de proteção, incluindo o capacete.

• Não é permitido permanecer parado na pista.

• Pista exclusiva para ciclismo esportivo, não sendo permitido o uso de skates, patins, patinetes, velocípedes ou equipamentos similares.

Horário de uso:

– Treinamento de ciclismo de velocidade

5h30 às 10h

15h30 às 22h

Velocidade mínima 25 km/h

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Quer divulgar sua empresa na Prensa de Babel

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E FAÇA CONTATO COM NOSSA EQUIPE COMERCIAL